Banner

Minicursos, Oficinas, Palestras e Mesas Rendondas

DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA DE LAGOAS E ZONAS COSTEIRAS

Mesa Redonda

Ministrante: Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Data: 09/11/2018

Número de vagas: 200

Início: 14:00

Término: 16:00

Mesa redonda sobre desafios da gestão integrada de lagoas e zonas costeiras com a presença da Dra. Adriana Miguel Saad (CILSJ), que abordará o tema "Gestão Integrada do Sistema Lagunar de Araruama", do Dr. Luiz Firmino Martins Pereira (SEGOV/RJ), do Dr. Maurício Mussi Molisani (NUPEM/UFRJ), que irá discorrer sobre a "Gestão das Lagoas Costeiras de Macaé e Rio das Ostras", e do Dr. Luiz Ricardo Gaelzer (IEAPM), que versará sobre o impacto da gestão costeira na pesca artesanal. O mediador dos trabalhos será o Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira, atual Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense.

ECOTOXICOLOGIA APLICADA À GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Mesa Redonda

Ministrante: Manildo Marcião de Oliveira

Data: 08/11/2018

Número de vagas: 200

Início: 11:30

Término: 13:00

Mesa redonda sobre a importância da Ecotoxicologia integrada à Gestão dos Recursos Hídricos mediada pelo Prof. Dr. Manildo Marcião de Oliveira (IFF/Campus Cabo Frio) com a participação do Dr. Carlos Eduardo Veiga de Carvalho, da UENF, do Dr. Aloysio da Silva Ferrão Filho, da FIOCRUZ, e do Dr. Marcos Antônio dos Santos Fernandez, da UERJ, que abordarão os temas "análise de metais para efeito de monitoramento em ambientes aquáticos', "metodologias aplicáveis no monitoramento de cianobactérias tóxicas" e "metodologias de monitoramento de desreguladores endócrinos", respectivamente.

ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO E AO CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

Minicurso

Ministrante: Aline Christine de Morais Santos

Data: 09/11/2018

Número de vagas: 20

Início: 09:00

Término: 13:00

A palestra abordará os principais aspectos da Lei da Biodiversidade, com destaque para a ampliação do escopo de atividades consideradas acesso ao patrimônio genético (ex. taxonomia, filogenia, biogeografia, ecologia, epidemiologia e sistemática), além de orientações quanto ao cadastro desses projetos no SisGen, regularização do passivo e procedimentos de remessa de material para o exterior.

AVALIAÇÃO GENOTÓXICA COMO FERRAMENTA PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL

Minicurso

Ministrante: Laura Isabel Weber da Conceição (NUPEM/UFRJ)

Data: 09/11/2018

Número de vagas: 10

Início: 09:00

Término: 13:00

Este curso apresentará a técnica do Ensaio do Cometa como ferramenta para monitoramento ambiental, através de uma prática demonstrativa de suas principais etapas

REDES NEURAIS APLICADAS A RECURSOS HÍDRICOS

Minicurso

Ministrante: Sidney Sara Zanetti (PPGCFL/UFES)

Data: 09/11/2018

Número de vagas: 20

Início: 09:00

Término: 13:00

Redes neurais artificiais têm sido amplamente utilizadas nos últimos anos em diversas áreas. Neste minicurso, será apresentada essa técnica de modelagem, com exemplos de aplicação na área de recursos hídricos. Dentre os exemplos, será apresentado um caso mais simples, com cálculo manual, visando esclarecer que a aplicação final dessa técnica não depende necessariamente de softwares especializados.

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À RECURSOS HÍDRICOS

Minicurso

Ministrante: David de Andrade Costa (IFF)

Data: 09/11/2018

Número de vagas: 20

Início: 09:00

Término: 13:00

A obtenção de dados relativos a Recursos Hídricos pode ser realizada de diversas maneiras, como: por medições em campo com equipe especializada, por estações automáticas ou por sensoriamento remoto.Desta forma, o participante do curso terá uma introdução às possibilidades de monitoramento dos recursos hídricos através de técnicas de sensoriamento remoto e exemplos de aplicação. São tópicos da programação do curso: a importância do monitoramento dos recursos hídricos; tipos de monitoramento; fundamentos básicos de sensoriamento remoto; o espectro eletromagnético e o comportamento espectral de alvos; satélites e sensores; e exemplos de aplicações em lagos/reservatórios, rios e oceanos.

SUSTENTABILIDADE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Minicurso

Ministrante: Dra. Maria Inês Paes Ferreira/Dr. Jefferson Manhães de Azevedo

Data: 09/11/2018

Número de vagas: 40

Início: 09:00

Término: 13:00

No minicurso "Sustentabilidade de Bacias Hidrográficas" serão apresentadas as diferentes abordagens associadas aos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, exemplificando indicadores empregados na gestão integrada de recursos hídricos, com ênfase na complexidade inerente ao estabelecimento de métodos para "medir o imensurável". Serão apresentados sistemas de indicadores e índices que podem ser aplicados como ferramentas de suporte à decisão para a gestão sustentável de bacias hidrográficas, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

CONJUNTURA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

Palestra

Ministrante: Alexandre Lima de Figueiredo Teixeira (ANA)

Data: 08/11/2018

Número de vagas: 200

Início: 09:30

Término: 11:00

EM BREVE.